Apresentação

«Frende a nossa terra / é um cantinho cheio de amor /
entre o Douro e a Serra / os olivais verdejam em flor»

Prof. Amorim.


Freguesia de Frende


A Freguesia de Frende fica situada sobre a margem direita do rio Douro, em terreno  muito acidentado, mas com vales muito férteis, a 20km da sede do concelho, Baião.

O território desta Freguesia compreende uma espécie de promontório que se estende sobre o Douro, com parte terminal elevada em outeiro cónico. Tem uma área total 2,9 km², que corresponde a 1,51% do total da divisão administrativa do concelho de Baião.

O seu orago é Santa Maria.

Santa Maria

Outrora, Frende realizava com a cidade do Porto um comércio muito ativo.

Entre outros produtos, cultiva-se nesta freguesia a vinha, a oliveira e fabrica-se o azeite.

Panorâmica Geral da Freguesia de Frende

De salientar também o artesanato em vime, nomeadamente a cestaria de piorna, com peças deveras interessantes e que é uma arte tradicional de Frende. A sua origem remonta à cultura castreja e, ao longo dos tempos, tornou-se uma atividade necessária para a economia doméstica e para a base do comércio local. Tal motivo deu origem à existência de um grupo etnográfico denominado “As Cesteiras de Frende”.

A Freguesia de Frende é hoje composta pelos seguintes lugares:

  • Bouça, Carvalho, Casanova, Castelo, Cerca, Cimo de Vila, Costeira, Cruz, Cruzeiro, Igreja, Jardosa, Ladoeiro, Lapa, Monte, Outeiro, Paço, Palhais, Penedo, Portela, Ribeiro, Sub-Portela, Tapadinho, Casal Dufe e Vale Escuro.


ESPECIAL FREGUESIA DE FRENDE - O COMÉRCIO DE BAIÃO

O Comércio de Baião - Especial Freguesia de Baião

(Carregar na imagem para fazer o Download)