ORIGEM LENDÁRIA DO NOME DA FREGUESIA

Numa crónica de Fernão Lopes, poder-se-á ler a descrição de um episódio donde seria tirada a origem do nome da freguesia.

Conta ele que, D. Afonso Henriques em romagem à Sr.ª de Cárquere, no concelho de Resende, desembarcou num lugar que por esse motivo ficaria a chamar-se Porto de Rei. Ao subir a encosta ingreme a cavalo, parou a meio para descansar. Ficou extasiado com o panorama que a sua vista alcançava e exclamou: “Que belo lugar ali em Frente”. O “t” da palavra frente, abrandou em “d” e ficou o nome de Frende.

Frende foi sempre uma freguesia do concelho de Baião, exceto entre 04 de março e 05 de outubro de 1837, ou seja, sete meses em que esteve anexada ao concelho de Mesão Frio, ficando depois definitivamente no concelho de Baião.

Num recenseamento efetuado no ano de 1530, a freguesia de Frende, tinha na sua totalidade 28 fogos, implantados em locais dispersos.

Aquando do terramoto de 1755, a igreja da freguesia sofreu alguns danos, tendo caído a sua fachada por duas vezes, e passados três anos, ainda continuava na mesma situação, pois conforme o abade José Soares, em 17 de Abril de 1758, a freguesia era pobre e não havia dinheiro para a sua reconstrução. Segundo descreve o mesmo abade, nessa altura a freguesia tinha 95 fogos e 346 habitantes, dos quais 48 eram menores, sendo constituída pelos seguintes lugares:

• Palhais, Ladoeiro, Paço, Cimo de Vila, Lapa, Penedo, Ribeiro, Corredoura, Outeiro, Cruz, Portela, Sub-Portela, Monte, Ponte, Casal de Ufe e Capitão-Mor.

A freguesia produzia trigo, pouco milho, muito pouco centeio, tendo com mais abundância o vinho.

O correio era servido por Mesão Frio, chegando a correspondência às terças-feiras e com expedição às quartas-feiras.

A freguesia de Frende fez a inauguração da luz elétrica em 18 de agosto de 1957.

Nas décadas de 70 e 80 do século passado, ou seja, há cerca de 40/50 anos, a freguesia viveu o seu período de maior desenvolvimento, graças à determinação e ambição do maior empreendedor local de todos os tempos, de seu nome Manuel Pereira Coelho da Silva. Este frendense, após ter estado emigrado no Brasil, regressou à sua terra para criar inúmeras infraestruturas que modificaram por completo a freguesia. Infelizmente, no auge da sua vida, foi vítima de um atropelamento em Espanha e acabou por falecer tragicamente, quando fazia prospeção de máquinas para duas novas fábricas, uma de refrigerantes e outra de meias. Podemos afirmar, com toda a certeza, que se tal não tivesse acontecido, Frende, seria hoje, a freguesia mais dinâmica do concelho de Baião e com o maior tecido empresarial per capita.

Em poucos anos, o Sr. Coelho da Silva, como gentilmente era tratado pelos frendenses, construiu um cinema, o “Cine Alvorada”, um bairro com 20 habitações, um Parque Infantil, abriu uma barbearia e uma fábrica de confeções que empregava diretamente 40 mulheres e 5 homens.

Fruto deste investimento, foi criada na freguesia uma creche, um posto de medicamentos, uma extensão de saúde, umas bombas de gasolina, um posto de telescola, superiormente dirigido pelo recentemente falecido e ilustre frendense Professor António Joaquim Faria Teixeira de Amorim.

Nesta altura, o associativismo teve também um enorme crescimento e uma importância determinante na freguesia, graças à dinâmica imprimida pelo F. C. de Frende, liderado ao tempo pelo inigualável Professor Manuel Guedes de Andrade. O Clube tinha em atividade um número impressionante de atletas divididos por várias modalidades, onde se destacava o futebol 11, o futebol de salão, o atletismo e a pesca desportiva.

Digamos que os anos dourados da freguesia, ocorreram nestas décadas, Frende era então uma freguesia promissora, próspera e tornara-se num local de grande desenvolvimento, ainda com repercussões nos dias de hoje.

Recentemente, apesar de se assistir a uma diminuição constante da população residente, fruto da desertificação que assola o interior do país aliada à fraca natalidade verificada, a freguesia tem mantido uma dinâmica interessante que levou à atração de novos investimentos. Nos últimos 10 anos, na freguesia foi construído um prédio com 6 apartamentos e 3 lojas de comércio, que albergam uma padaria e um supermercado, foi construído um pavilhão para instalação de uma oficina de reparação de automóveis, foi recuperado um pavilhão para instalação de uma empresa de construção e foram construídas várias moradias unifamiliares.

Estima-se que nesta última década foram criados cerca 15 postos de trabalho diretos e alguns indiretos. Hoje em dia, existe um problema de falta de casas de habitação para arrendar, apesar de haver algumas casas desabitadas.

Devido à sua localização, proximidade com as sedes dos concelhos de Mesão Frio e Resende, a freguesia tem potencialidades de crescimento, através da construção de moradias ou edifícios que possam atrair novos moradores.

No dia 14 de abril de 2001, foram inauguradas as modernas instalações da sede da Junta de Freguesia de Frende.

Sede da Junta de Freguesia de Frende