Comércio e Indústria

São vários os Comércios existentes na Freguesia de Frende, das mais variadas áreas, permitindo assim à população o acesso imprescindível às necessidades do dia-a-dia.

Cafés

Na freguesia existem 3 cafés/snack-bar, nos quais é possível degustar, todas as tardes, uns deliciosos petiscos, como as pataniscas de bacalhau, as moelas, as bifanas, o entrecosto grelhado, o bacalhau frito, o peixe do rio de escabeche, o presunto, o queijo, o salpicão, etc., tudo acompanhado com uma estaladiça broa de milho e um bom vinho da região.

Padaria e Confeitaria

Inaugurada no ano de 2015, a padaria, confeitaria e salão de chá, veio dinamizar o comércio local da freguesia.

Localizada no centro da freguesia e num ponto de passagem (EN 108), são imensos os habitantes de Frende e de outras freguesias, que ali se deslocam para adquirirem a afamada broa de milho, os crocantes pães de mistura, a saírem quentinhos a qualquer hora, bem como os deliciosos pastéis e bolos de aniversário ou de festas.

Nos últimos anos, foi sem dúvida o estabelecimento comercial mais útil para a população, pois veio colmatar uma lacuna existente há vários anos, tornando-se imprescindível para quem ali vive.


Mercearias

Existem 3 mercearias ou minimercados, sendo uma delas lendária, cuja existência remonta aos anos 60. As outras duas são mais recentes.

Todas elas disponibilizam à população um serviço de qualidade e de entregas ao domicílio, fundamental nos tempos difíceis de confinamento que vivemos recentemente.

Supermercado

Em 2018, foi inaugurado um supermercado, localizado bem no centro da freguesia. Esta superfície comercial, permite aos habitantes da freguesia, terem acesso a todos os produtos necessários à sua alimentação, pois é constituído por uma seção de fruta e legumes, enchidos, bebidas, congelados, etc.


Talho

Apesar de só abrir portas em 3 dias da semana, quinta-feira, sexta-feira e sábado, o talho existente na freguesia, denominado de “Talho Mãozinha”, proporciona à população uma diversidade de carnes de qualidade.

Este talho, embora tenha mudado a sua localização, faz parte da vida dos frendenses há longas décadas.

Bombas de Gasolina

As bombas de gasolina existem na freguesia há imensos anos, talvez desde 1975, e tornaram-se em tempos idos, o ponto de encontro dos jovens da freguesia.

Inicialmente denominada de “Sacor”, aquele local tornou-se enigmático, principalmente nos anos 80, sendo um ponto de passagem para quem se deslocava ao cinema.

Oficina de Automóveis

Na freguesia existem duas oficinas de reparação de automóveis.

Uma delas denominada “Auto Duque”, com dimensões mais reduzidas, funciona em Cimo de Vila, por baixo da habitação do seu proprietário.

A outra denominada de “Auto Socorro”, foi construída de raiz no ano de 2014, está localizada ao lado do Parque Desportivo do F.C. de Frende e é um enorme pavilhão com uma estrutura moderna e bem equipada.

Serralharias

Existem duas serralharias que executam trabalhos com imensa criatividade e qualidade.

Uma delas tem como proprietário um neto e filho de ferreiros, mantendo assim a tradição familiar.





Empresa de Construção e Terraplanagens e Imobiliária

Recentemente, vindo da Suiça, instalou-se na freguesia um emigrante, que decidiu investir na sua terra natal, criando uma empresa de terraplanagens, construção de muros e venda de materiais de construção.

A par disso, criou também uma imobiliária. Este investimento permitiu a criação de alguns postos de trabalho e a dinamização de um setor que não existia até então.

Parafarmácia

Esta parafarmácia, denominada de Farmafrende, foi inicialmente uma farmácia que teve a sua origem no posto de medicamentos que havia sido instalado na freguesia.

Há poucos anos atrás, com a alteração da Lei que permitiu a deslocalização das farmácias para outras freguesias no mesmo concelho, a farmácia de Frende foi para Santa Marinha do Zêzere e ficou apenas a parafarmácia.

Apesar disso, tem sido uma estrutura comercial muito importante para todos os habitantes.

Construção Civil

Na freguesia existem alguns pequenos construtores civis, empresas familiares, que executam trabalhos de reparação, restauro, reconstrução e construção de casas de habitação e comércio.

Produção de Vinho Verde

O maior produtor de vinho verde da freguesia de Frende, é a Sociedade Agrícola Quinta dos Calvinhos, Lda..

Constituída em 00-09-2015, por três irmãos, produz um vinho da sub-região de Baião, denominado de “Calvinhos”. Este vinho tem características únicas, sendo que na boca apresenta-se fresco, frutado, com aromas intensos e florais. É excelente para acompanhar pratos de peixe e de carnes leves, devendo ser bebido entre os 6º e 8º C.

A maior parte da produção é exportado para diversos países.